Oi! Sou o Doutor Igor Surian, e hoje falaremos sobre dor no ombro. Com foco em um tipo bem comum: a causada por má postura durante o dia ou movimentos repetitivos. Será uma série de três postagens, toda quinta-feira (amém).
A dor no ombro é a terceira no ranking das queixas mais comuns nos consultórios médicos. Após passar o dia no computador e demais eletrônicos, ou muito tempo segurando objetos com uma mão (dentistas, cabeleireiros etc.), a região da cintura escapular (compreende a articulação dos ombros e músculos da região) costuma ficar dolorida. Especialmente quando a sua postura durante o trabalho não é a adequada ou quando ficamos fazendo movimentos repetitivos no trabalho.
Junto com a pandemia de COVID-19, tivemos um crescimento do home office de última hora, ou mesmo de pessoas passando mais tempo em posições inadequadas. O que vou te ensinar hoje é só uma das várias abordagens possíveis para este caso. Caso você tenha uma das outras formas de dor no ombro (inflamações, instabilidade articular, problemas em outras regiões que irradiam para o ombro, ou problemas articulares tais como lesões), recomendo que busque atendimento com um médico especialista ou fisioterapeuta. Só depois vá a um (bom) profissional de Educação Física.
O exercício pode ser o melhor remédio para o seu ombro, se bem prescrito, claro. Vamos lá! Reforço: não faça se a dor foi ocasionada por trauma físico recente, ou se a região estiver inflamada por qualquer motivo*.
Soltura com bola de lacrosse (dura como coração de capricorniano);
Você pode usar uma bola de tênis ou outra bola de tamanho similar e mais firme. Faça assim e perceba a melhora na movimentação/mobilidade:
1. Apoie a bola na parede abaixo da altura de suas axilas;
2. De lado para a parede, pressione seu corpo contra a bola. Procurando locais mais tensos. Se achar, fique neles por um tempo. Aumente a pressão se possível. Até sentir que a tensão dissipou um tanto;
3. Agora a mesma coisa ficando um pouco na diagonal com relação à parede (olhe no vídeo se preciso) e repita o processo de procurar e pressionar os locais mais tensos;
4. De costas para a parede, coloque a bola um pouco mais alto, por sobre a escápula, e repita o processo de procurar e pressionar os locais mais tensos;
4.1. Você pode explorar mais locais, especialmente entre a escápula e a sua coluna torácica.
Ressalto que um programa completo de treino para o seu caso específico é o mais adequado. Melhore sua postura no trabalho e com o celular. Evite ficar horas seguidas sentado. Se a dor no ombro persistir por mais de dez dias sem melhora, mesmo após o uso de analgésicos comuns, procure um profissional. Quanto antes for, menor a chance de se tornar um problema crônico.
Gostou de usar a parede em seu treino? Se quiser corrigir outro movimento usando só a parede (o agachamento), clique aqui.
Ficou com alguma dúvidas e quer falar diretamente comigo? Me manda uma mensagem pelo WhatsApp ou pelo Telegram, inscreva-se no meu canal no Youtube ou me siga no meu Instagram e me manda DM com suas dúvidas. Fique à vontade!
*Sempre consulte um professor de educação física ou seu médico antes de iniciar a prática de atividade física, especialmente se já tiver dores ou problemas a serem sanados.
#Ombro #Dornoombro #Remedioparadornoombro #exercicioifisico #treino.