Oi! Sou o Doutor Igor Surian, e hoje vamos para o segundo post sobre dor no ombro. O foco desta série é a dor causada por má postura durante o dia ou movimentos repetitivos. Clique aqui para ver o primeiro!
Já sabemos que a dor no ombro é uma das queixas mais comuns nos consultórios médicos. E que essa dor pode ser causada por passar o dia com uma postura ruim e/ou muito tempo segurando objetos com uma mão (dentistas, cabelereiros etc.). Após fazer o procedimento da soltura proposto na primeira postagem desta série, é interessante alongar a musculatura da região. Isto busca dois objetivos. O primeiro é aumentar a sua mobilidade. A segunda meta é acelerar a eliminação dos metabólitos (seu “lixo” celular) que ficam livres para serem neutralizados após você libertá-los após a soltura. Alongando você ajuda neste processo.
Caso você tenha uma das outras formas de dor no ombro (inflamações, instabilidade articular, problemas em outras regiões que irradiam para o ombro, ou problemas articulares tais como lesões), recomendo que busque atendimento com um médico especialista ou fisioterapeuta. Só depois vá a um (bom) profissional de Educação Física*.
Alongamento dos Músculos Escapulares em Decúbito Lateral
Opção 1 (Tradicional/Conservadora)
- Deite-se de lado e deixe seu cotovelo apoiado no solo com seu braço perpendicular ao seu corpo
- Sua mão começa apontando para o teto
- Com a outra mão, puxe seu punho em direção ao solo, realizando uma rotação interna
- Vá devagar, até seu limite
- Não é para sentir dor, só para sentir alongando.
Opção 2 (mesmo resultado e menor risco, ao não trabalhar com rotação interna, rotação que costuma levar a um menor espaço para a parte distal do seu músculo supraespinhoso, e dor)
- pela frente do corpo no lugar da que gera rotação interna (tema já abordado pelo squat e salvei, tem artigo citado acho que de 2017);
- Deite-se na diagonal de forma a prender um pouco a escápula;
- Puxe o braço pela frente do corpo;
- O ângulo varia de acordo sua percepção de qual ângulo alonga a seu músculo mais tenso;
- Fique 30 segundos em cada ângulo mais tenso;
Repita do outro lado.
Ressalto que um programa completo de treino para o seu caso específico é o mais adequado.
Coloque em prática e me conta como foi! Deixe o seu like! Deixe o comentário ou sua dúvida!!
Ficou com alguma dúvidas e quer falar diretamente comigo? Me manda uma mensagem pelo WhatsApp ou pelo Telegram, inscreva-se no meu canal no Youtube ou me siga no meu Instagram e me manda DM com suas dúvidas. Fique à vontade!
*Sempre consulte um professor de educação física ou seu médico antes de iniciar a prática de atividade física, especialmente se já tiver dores ou problemas a serem sanados.
#Ombro#Dornoombro#Remedioparadornoombro#exercíciofisico#treino