Oi! Sou o Doutor Igor Surian, e hoje vamos para o último post desta série sobre sobre dor no ombro. O foco desta série é a dor causada por má postura durante o dia ou causada por movimentos repetitivos. Clique aqui para ver o primeiro vídeo.
Em uma revisão sistemática, de 489 artigos científico disponíveis em boas bases de dados, fica claro que a combinação de exercícios de alongamento é de fortalecimento dos músculos da cintura escapular podem diminuir significativamente dores no ombro
https://www.scielo.br/pdf/fm/v26n3/a21v26n3.pdf
Neste sentido, te ensinei a fazer o procedimento da soltura proposto na primeira postagem desta série, e a fazer os alongamentos propostos na segunda postagem desta série. Agora é o momento de trabalhar o fortalecimento da região e melhorar o seu ritmo escápulo-umeral. O ritmo escápulo-umeral é o movimento sincronizado do úmero e da escápula. Quando esse movimento ocorre da maneira correta, você preserva o espaço adequado para os seus tendões, músculos, cartilagens, e demais estruturas desta região. Ajudando a evitar tendinites, bursites, e impactos internos na região.
Já sabemos que a dor no ombro é uma das queixas mais comuns nos consultórios médicos. E que essa dor pode ser causada por passar o dia com uma postura ruim e/ou muito tempo segurando objetos com uma mão (dentistas, cabelereiros etc.). Caso você tenha uma das outras formas de dor no ombro (inflamações, instabilidade articular, problemas em outras regiões que irradiam para o ombro, ou problemas articulares tais como lesões), recomendo que busque atendimento com um médico especialista ou fisioterapeuta. Só depois vá a um (bom) profissional de Educação Física*.
O que proponho à seguir é só uma das várias abordagens possíveis, que variam com cada caso e em cada pessoa. Tente e perceba a melhora:
Exercício para treinar seu ritmo escápulo-umeral
-
Apoie a borda de suas mãos na parede, mantenha os ombros baixos (longe das orelhas), e escápulas mais unidas;
-
Deslize as bordas das mãos na parede, a partir da altura do peito, e vá até acima da cabeça, estendendo completamente os cotovelos;
a. Quando o cotovelo passar da altura dos seus ombros, deixe a escápula afastar mais conforme o braço sobre, terminando o movimento da subida com os ombros perto das orelhas e os cotovelos estendidos;
- Desça deslizando a borda da mão na parede, descendo os ombros para longe da orelha, e voltando a unir mais as escápulas.
Se quiser corrigir outro movimento usando só a parede (o agachamento), clique aqui.
Ressalto que um programa completo de treino para o seu caso específico é o mais adequado.
Coloque em prática ou compartilhe com quem precisa e me conta como foi!
Ficou com alguma dúvidas e quer falar diretamente comigo? Me manda uma mensagem pelo WhatsApp ou pelo Telegram, inscreva-se no meu canal no Youtube ou me siga no Instagram e me manda DM com suas dúvidas. Fique à vontade!
*Sempre consulte um professor de educação física ou seu médico antes de iniciar a prática de atividade física, especialmente se já tiver dores ou problemas a serem sanados.
#Ombro #Dornoombro #Remedioparadornoombro #Exercíciofisico #Treino