Blog

Artigos que valem a leitura

Hipertrofia muscular

Hipertrofia é o aumento no tamanho do músculo, o que geralmente ocorre em resposta ao treino físico, tanto nos músculos responsáveis pelos nossos movimentos, quanto de nosso músculo cardíaco. Em resposta à atividade física, a hipertrofia pode ser passageira (aguda) ou mais permanente (crônica). A hipertrofia aguda é aquele aumento que percebemos no músculo logo após treinarmos, mas que passa em alguns minutos. Já a hipertrofia crônica é observado após vários treinos, com maior destaque após dois meses de treino regular para este objetivo.


Temos dois tipos de hipertrofia crônica: a hipertrofia sarcoplasmática e a hipertrofia miofibrilar.
Na hipertrofia sarcoplasmática há um aumento no número de substâncias (água, enzimas, fontes de energia, etc) dentro de cada célula muscular (que são conhecidas como fibras musculares). Já a hipertrofia miofibrilar é o aumento no número e na espessura das miofibrilas (que são as partes responsáveis pela contração do músculo).
Quer melhorar sua massa corporal magra: faça exercícios com pesos, como a musculação, sempre com orientação de um educador físico.

 

Search